segunda-feira, 13 de abril de 2009

Engine nossa de cada dia

Olá pessoal,

Quando se faz um jogo a primeira coisa que devemos pensar é em seu enredo, personagens, objetos, itens, inimigos, score, arquitetura. Depois de tudo definido, aí sim pensaremos em qual engine ou plataforma gráfica deveremos adotar. No entanto, hoje o mercado de games nos oferece várias opções de engines, abaixo segue algumas que estão disponíveis para os desenvolvedores e tirem suas conclusões para saber qual a melhor para seu jogo:

Torque 3D




Unreal Technology 2



Cry Engine 2




Cry Engine 3




Unreal Engine 3




Abraços a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

putz sugerir uma engine como a torque até vai, mas colocar a pobre torque, destinada a indies sem grana como nós, na mesma lista das peso-pesados cry engine e unreal e ainda citar "hoje o mercado de games nos oferece várias opções de engines, abaixo segue algumas que estão disponíveis para os desenvolvedores e tirem suas conclusões para saber qual a melhor para seu jogo" soa como piada uhauhauhauhauh podendo escolher fico com a do blender! uheuheuheuhuhe

Elinaldo Azevedo disse...

Olá Sr. Anônimo,

Obrigado por comentar no Blog.

Ok, vamos lá:
1- Torque não é apenas para indies, existem títulos de grandes produtoras utilizando a engine Torque, basta ver no site da Garage games( http://www.garagegames.com/company );
2- Concordo com você que nós, indies, não temos grana para comprar engines poderosas ou mesmo formar grandes equipes. Mas como citei, "... ALGUMAS que estão disponíveis..", haja vista que elas não são as ÚNICAS disponíveis. Uma Questão de interpretação básica;
3- Também gosto do Blender, só não listei no espaço principal porque na área de "Vídeos do Momento" tinham 4 vídeos do Blender.

Abraços.