quarta-feira, 17 de março de 2010

Mexendo, Movendo e Montando

Muito bem, agora já está certo! Estamos na era 7 e 1/2 das gerações dos consoles. Depois da última GDC, onde foi apresentado o PlayStation Move, o microfone da Sony com funções de Wii Remote, o mundo viu que a era da 7a Geração está chegando ao fim. Pode não ser o fim propriamente dito, mas é um indício de que as fabricantes de consoles terão que pensar mais uma vez em um hardware inovador.



Com um novo hardware no mercado, pior para as produtoras de jogos, por que vão ter mais trabalho para aprender a tecnologia, arquitetura e perceber as limitações do hardware. Ou seja, para podermos ver jogos que utilizam a nova tecnologia rodando no console, devermos ter mais paciência, pois demooooora!!!

Certa vez eu estava num site discutindo sobre o PS3 Move, aí me veio uma idéia:
"NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA !!!" Essa é a grande frase do mercado atual. Vemos jogos copiando idéias de outros jogos e hardware utilizando recursos de outros hardware. Uma coisa é certa: Vence a guerra quem fizer a melhor cópia.

Por um lado a Sony teve inteligência em fazer o lançamento do Move agora, pois os jogadores casuais da Nintendo, estão ficando mais acostumadas com a tecnologia e as crianças que jogavam Mario Galaxy estão crescendo e vão querer algo mais bonito e desafiador, porque elas estão crescendo. Com os adultos nem se fala, pois se antes eles tinham medo da tecnologia cheia de botões da Sony, agora que se acostumaram com os movimentos, podem bater na porta do PlayStation 3 sem medo da tecnologia. Concordo que o Move é uma cópia descarada em formato de microfone ou desodorante Roll-on, mas a questão maior é ABOCANHAR mercado. Os casuais da Nintendo podem se transformar em hardcores da Sony. Contudo, digo que a Sony está chegando atrasada nesse mercado casual, assim como a Nintendo ainda nem chegou no mercado da High Definition (vamos ver com o Wii 2 ). Acho que um está compensando o outro. Resta agora à Nintendo se espertar e correr atrás de novas tecnologias, buscando novas parcerias de software para poder se manter no topo, pois a Sony já está fazendo isso.
Tudo bem aí você pode dizer que o Intelevision e o Jaguar tinham tantos botões quanto um PS3. Mas se formos perceber na época, quantos botões realmente eram utilizados? 3, 4 ...? Vamos pensar no seguinte: Se você nunca tivesse visto um videogame na sua vida e lhe apresentassem o PS3 (sem o Move) e o Wii. Qual você teria mais afinidade? Essa pode ser uma pergunta relativa, mas eu garanto que você se assustaria ao ver tantos botões para apertar no DualShock do PS3 (sem falar nas combinações).


Daí a vantagem da Nintendo em trazer as pessoas que nunca jogaram na vida. O menos é mais. Dito e feito! Por vários períodos consecutivos, a Nintendo liderou as vendas de consoles, apostando no público casual e nos iniciantes da arte gamer. O pioneirismo pode ser uma faca de dois (le)gumes, pois se a novidade for boa, muitas pessoas vão tentar fazer melhor e ainda corre o risco de perder muito clientes.

Aí você pode perguntar: E a Microsoft? Sim, o que será que irá acontecer com o Xbox360? Coitada da MS! Nem com a ajuda do Molyneux!!! Eu digo que ela vai continua sofrendo com o seu console. Pode não ser pelas 3RL (3 Luzes Vermelhas), mas o Natal será um acessório limitado. Fico imaginando como vou jogar Halo na câmera. O que? Não poderei jogar o melhor jogo do Xbox360 no dingo bell? Talvez se a MS lançar um acessório que ajuda na movimentação da câmera, aí terei esperanças. Mas peraí.... A Sony já fez isso!!!!! PlayStation Eye + Move.



Não estou defendendo ninguém, gostaria apenas de deixar umas frases para cada fabricante:

Para a Sony eu digo: Parabéns !!! Já estava na hora de colocar alguma coisa nova (mas nem tanto assim).
Para a Nintendo eu digo: E agora Nintendo? Será que o console High Definition com o Mental Controller vai sair?
Para a Microsoft eu digo: Coitada !!! Melhor trazer o Bill de volta!!!


Abraços.