sábado, 29 de março de 2008

::: Análise ::: The Elder's Scrolls IV: Oblivion

Olá pessoal,

Vocês se lembram daquele jogo comentei na análise de Age of Empire 3? Pois é, acabei finalmente e estou postando sua análise agora.

Muitas pessoas não gostam de RPG por ser um estilo de jogo muito chato, que tem de pensar muito, ler muito, demora pra acabar, etc e tal... Mas esse jogo pode surpreender, ou mesmo, "viciar" os mais ortodoxos adeptos do FPS. A unica coisa que posso dizer de TES IV: Oblivion é "Jogue e diga o que achou". Para mim, ele literalmente fica com a cara do jogador. Boa leitura.


The Elder's Scrolls IV: Oblivion

Site oficial


Abraços.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Criar é facil. O difícil é fazer !

Olá Pessoal,

Muitas pesssoas quando embarcam na área de Desenvolvimento de Jogos, acham que será fácil construir um jogo onde ela será o testador, o programador, o designer e o gerente ao mesmo tempo. Enganam-se em pensar que basta baixar uma engine e começar a programar, podem até fazer isto, mas o jogos será de boa qualidade? Para se fazer um jogo no qual as pessoas realmente terão a vontade de jogar, é preciso muito estudo e vontade que o jogo dê certo. Não é à toa que grandes empresas, com grandes equipes de desenvolvimento, demoraram cercar de 2 a 4 anos para lançar um game no mercado.

A concepção do jogo está em quem detém a idéia primordial do enredo, ou seja, o Game Designer. Esse papel, muitas vezes, é ignorado pelas pessoas que apenas veêm Screenshots e dizem que o jogo está bom. Fazer um game exige tempo e muito conhecimento, pois envolve várias áreas como artes visuais, artes musicais, marketing, psicologia, computação em nível de software e hardware entre outros que podem compor o enredo.

Pensando nesta dificuldade, elaborei um Template baseado em um outro criado por Mark Baldwin que servirá de base para os Game Designers que precisam de um rumo aos seus projetos. Aviso que, dependendo do jogo, não há necessidade de seguir à risca todos os itens do template. Este documento chame-se Game Design Document(GDD) ou Design Bible. É nele onde o jogo realmente começa.


Game Design Document


Abraços.